LAFEPE comemora 59 anos de muita inovação e dedicação à saúde brasileira.

No aniversário de 59 anos do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (LAFEPE), comemoramos uma trajetória de sucesso na produção de medicamentos e óculos. Desde sua fundação em 1965, o LAFEPE tem sido um ator fundamental, atendendo às políticas públicas de saúde, comprometido com a missão de fornecer medicamentos acessíveis e de alta qualidade para todos os brasileiros. Ao longo dos anos, o laboratório tem se destacado não apenas por sua capacidade de produção, mas também por sua adaptabilidade às novas demandas e desafios do setor farmacêutico.
O LAFEPE produz uma variedade de medicamentos essenciais, incluindo antipsicóticos para diversas condições mentais, como esquizofrenia, transtorno bipolar, episódios de mania e depressão. Além disso, produz antirretrovirais, usados para o tratamento do HIV-1, e medicamentos para o tratamento da doença de Chagas. Neste ano de 2024, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o LAFEPE também está dando andamento ao desenvolvimento de   uma nova forma farmacêutica para o tratamento da hanseníase, que beneficiará pacientes adultos e pediátricos.
A parceria entre o LAFEPE e o Ministério da Saúde tem sido particularmente produtiva, pois, juntos, têm enfrentado desafios de saúde pública, como surtos e epidemias, garantindo a disponibilidade de medicamentos vitais em momentos críticos. Essa parceria tem sido essencial para implementar políticas que promovem tanto a inovação quanto a qualidade de novos medicamentos
Recentemente, o LAFEPE tem investido ainda mais na diversificação do seu portfólio. Com previsões ainda para este ano, o laboratório lançará pelo menos mais cinco suplementos: vitamina C composta, vitamina D3, carbonato de cálcio + vitamina D3, polivitamínico e ômega-3. Esses esforços são evidentes em iniciativas como a ampliação de suas instalações e o investimento em pesquisa e desenvolvimento, que garantem sua posição na vanguarda da indústria farmacêutica nacional.
A comemoração dos 59 anos do LAFEPE é, portanto, mais do que um marco histórico. É a crescente visão de futuro que continua a evoluir, mantendo sempre o compromisso com a saúde dos brasileiros. Por quase seis décadas, o laboratório vem reiterando seu compromisso com o povo pernambucano e com o Ministério da Saúde.
Parabéns, LAFEPE!